sábado, 27 de Abril de 2024  14:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-11-2009

Eduardo Cintra Torres considera que os debates televisivos são mais transparentes do que as peças jornalísticas.


Eduardo Cintra Torres considera que os debates televisivos são uma das mais importantes e transparentes formas de comunicação ...

Eduardo Cintra Torres considera que os debates televisivos são uma das mais importantes e transparentes formas de comunicação política. O crítico de televisão entende que nos debates a intervenção do jornalista é menor do que nas peças jornalísticas elaboradas em contexto de campanhas eleitorais.

“Os debates entre os líderes são mais importantes do que as notícias que os jornalistas fazem. Este é um aspecto interessante e que introduzi neste artigo, porque os debates são um caso muito particular da comunicação política por serem tão transparentes. Uma coisa é um jornalista intervir, um canal escolher determinadas imagens, levando a que as reportagens das televisões sejam diferentes de acordo com o jornalista que as faz. Outra coisa é um debate entre líderes, em que tudo é negociado e a intervenção do jornalista é menor”, esclareceu Cintra Torres.

Algumas conclusões apresentadas pelo crítico de televisão durante um Seminário de Investigação Política, organizado pela Secção Autónoma de Ciências Socias, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro. A relação entre os media e a política foi o tema em discussão, baseado num estudo de Eduardo Cintra Torres sobre os debates presidenciais na televisão. Outra das conclusões deste estudo, revelou que não são os media quem mais influencia os votos dos eleitores, mas sim a situação económica do País.

O estudo indica também que a opção de voto dos eleitores não é influenciada pelo desempenho dos líderes partidários nos debates. “A percepção do desempenho dos líderes nos debates também foi um aspecto interessante de análise, pois mostrou que não corresponde, muitas vezes, à intenção de voto”, disse Cintra Torres, exemplificando que um eleitor que habitualmente vote num determinado partido irá continuar a votar, independentemente de achar que o líder tenha tido um mau desempenho nos debates.

Durante o seminário, Eduardo Cintra Torres esclareceu ainda que a televisão é o meio de comunicação política por excelência, uma vez que chega a todos os cidadãos, ao contrário das rádios e jornais.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®